Notícias

Engenheiro Florestal: profissional tem a sua data no próximo dia 12


A AEAAG (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Garça) tem entre seus associados um expressivo número de profissionais da Engenharia Florestal. No próximo 12 de julho é comemorado o dia voltado para homenagear quem atua nesse segmento, que conta com uma importância cada vez mais efetiva, diante das demandas crescentes nas áreas ambientais e de desenvolvimento sustentável. Diante disso, a Associação apresenta seu reconhecimento a essa categoria e lembra a sua relevância para a sociedade.

O engenheiro florestal é um profissional que vai se mostrando cada vez mais atuante, já que tem seu foco específico para o uso sustentável dos recursos naturais e para a produção e comercialização de produtos florestais, levando em consideração o respeito e o cuidado com o meio ambiente.

Com a necessidade crescente de equilibrar o progresso e a preservação dos recursos naturais do planeta, a carreira em Engenharia Florestal vem ganhando mais importância tanto nos setores acadêmico e de pesquisa quanto no empresarial. Nesse último, o profissional fica responsável por avaliar o potencial dos diversos ecossistemas e planejar o crescimento dos negócios sem descuidar da flora e da fauna locais.

A atuação do engenheiro florestal garante o manejo adequado de recursos naturais. Segundo a resolução 218, de 29 de junho de 1973, do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), compete a esse profissional o desenvolvimento de atividades “referentes à engenharia rural; construções para fins florestais e suas instalações complementares, silvimetria e inventário florestal; melhoramento florestal; recursos naturais renováveis; ecologia, climatologia, defesa sanitária florestal; produtos florestais, sua tecnologia e sua industrialização; edafologia; processos de utilização de solo e de floresta; ordenamento e manejo florestal; mecanização na floresta; implementos florestais; economia e crédito rural para fins florestais; seus serviços afins e correlatos.”

Segundo o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), o papel do engenheiro florestal é extremamente importante, uma vez que o país possui uma grande área florestal e necessita, portanto, de profissionais capazes de controlar a exploração desenfreada de seus recursos.

Para a formação nesse segmento é necessário o diploma em um curso superior de Engenharia Florestal, que, em geral, dura cinco anos, com uma grade curricular que traz aspectos diversos, como biologia, engenharia rural, botânica, economia, zoologia, silvicultura, matemática, química, microbiologia, entre diversos outros.

Dia — A fixação da data de 12 de julho para a comemoração do Dia do Engenheiro Florestal se deve à figura de São João Gualberto. Falecido em 12 de julho de 1.073, esse santo foi escolhido pelo papa Pio XII, em 1952, como protetor das florestas. João Gualberto, em 1035, fez uma peregrinação por diversas regiões montanhosas da Itália e, em certo dia, diante de uma tempestade, abrigou-se embaixo de uma árvore. Ali passou a noite e, na manhã seguinte, encontrava-se seco e aquecido. Viu nisso um sinal superior e instalou-se nesse local, conhecido como Vale de Vallombrosa, onde criou um centro de estudos e aprendizagem, assim como a Ordem dos Monges Beneditinos Valombrosanos.

Foi um dos precursores do cultivo racional de bosques e das leis agrárias, incentivando a divisão da propriedade e melhorando as condições sociais dos que cultivavam a terra. Teve como um dos seus lemas, quando destacava a questão da terra, a máxima “conservar e saber usar”.

Veja mais notícias