Notícias

AEAAG elege nova diretoria


A AEAAG (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Garça) é uma das entidades mais ativas do município, sendo o braço local do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo). Ela é um exemplo efetivo do trabalho de uma associação.

A propósito, o conceito de associação diz que se trata de uma iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou sociedades jurídicas que contam com objetivos comuns. Essas instituições buscam superar dificuldades e gerar benefícios para seus associados, com a construção de condições maiores e melhores do que as que os indivíduos teriam isoladamente para a realização dos seus objetivos. 

Diante disso, a associação se diferencia, por exemplo, dos sindicatos. Esses entes, por sua vez, têm a função mais efetiva de representar os trabalhadores de uma determinada categoria. Os sindicatos tradicionalmente buscam por direitos, melhores condições de trabalho e a defesa dos interesses dos profissionais filiados a ele. Eles não se limitam a tratar dos problemas coletivos, decorrentes do exercício da própria profissão, mas igualmente se preocupam com a condição social dos trabalhadores enquanto cidadãos, estando aí a ação sindical direcionada para questões extra profissionais

Por outro lado, há também a diferenciação das associações e sindicatos em relação aos conselhos. Os conselhos são entes que têm como responsabilidade a fiscalização, o controle, a orientação e o aprimoramento do exercício e das atividades profissionais que representa. Para isso, o conselho faz o registro desses profissionais, permitindo que eles trabalhem dentro da legalidade. Dessa forma, depois de formado, um trabalhador de determinado segmento, por exemplo, só pode atuar no mercado com o registro na sua respectiva entidade de representação.

Diretoria — E fazendo valer seu papel de reunião dos profissionais de engenharia, agrônomos e tecnólogos do município, a AEAAG realizou uma nova assembleia geral extraordinária, que ocorreu na noite da última terça-feira, 06 de junho, e que teve como tema central a eleição da nova diretoria da entidade.

Por aclamação, a engenheira florestal Maria Ângela de Castro Panzieri reassume a presidência da entidade para o triênio 2023-2026, sucedendo o engenheiro civil Milton Kyoshi Hirota, que agora passará a atuar como vice-presidente da Associação.

img-interna-eleicao-aeaag-2023

A diretoria da AEAAG também contará com a engenheira de alimentos Ana Carolina Marra de Souza como diretora administrativa, o engenheiro florestal Ulysses Bottino Peres, como diretor financeiro. A direção de patrimônio passa a ter à frente o engenhriro florestal e agrônomo Adilson Teixeira Filho, com o diretor de cursos e palestras sendo o engenheiro agrônomo Rogério Zanarde Barbosa. A direção de comunicação tem a atuação da engenheira civil Maria Genoveva Abud Fadel Silvério, com o diretor de esportes sendo o engenheiro civil Marcelo Chaves Zago e a direção social sendo exercida pelo engenheiro civil Josmar Ferreira Souto.

Veja mais notícias