Cursos e Palestras

Treinamento sobre Monitoramento de Biodiversidade - Inscreva-se!


SOBRE

A presença de borboletas frugívoras (que se alimentam de frutos) indica a existência de um conjunto de condições ambientais que, em seu habitat original, seriam próximas às ideias. Em Garça, o bosque municipal tem a realização do monitoramento dessas borboletas, buscando constatar a importância desse fragmento florestal — de nove hectares encravado em área urbana — da Mata Atlântica.

Para entender mais sobre a função das borboletas e o monitoramento existente para a verificação de quais áreas estão perturbadas ou não, uma capacitação será realizada em Garça sobre o tema, nos dias 27 e 28 de outubro. A capacitação tem a realização da AEAAG (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e

Agrônomos de Garça), Crea (Conselho Regional de Engenharia de São Paulo), Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas), além da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Estação Ecológica dos Caetetus.

O curso será ministrado por Leticia Sanches Lima, engenheira florestal e monitora ambiental da Estação dos Caetetus, onde ela realiza monitoramento de primatas e borboletas frugívoras, além de realizar atividades de educação ambiental com escolas dos municípios do entorno.

A capacitação será gratuita, sendo que 30 vagas estarão em aberto, com a atividade sendo desenvolvida no Bosque Municipal. No primeiro dia, entre 13 e 17 horas, será abordada a parte teórica sobre o monitoramento das borboletas, apresentação de espécies por fotos, além de mostrar como realizar a implantação de armadilhas e o uso de equipamentos necessários para o monitoramento.

No segundo dia, 28 de outubro, às 08h30, haverá uma atividade em campo, com inspeções de armadilhas instaladas, instrução sobre forma de coleta correta, identificação de espécies e indicação de como usar a planilha.

A Estação Ecológica dos Caetetus fornecerá a capacitação, modelo da planilha de campo e planilha de identificação de espécies de borboletas frugívoras. As informações coletadas serão compartilhadas com a Estação e comporão os dados oficiais do Estado de São Paulo.

INFORMAÇÕES

DIAS

  • 27 de Outubro (das 13 às 17h)
  • 28 de Outubro (às 8h30)

LOCAL

Bosque Municipal Dr. Belírio Guimarães Brandão

PALESTRANTE

Engª. Florestal Leticia Sanches Lima

(Monitora Ambiental da Estação Ecológica dos Caetetus)

VALOR

Capacitação Gratuita (30 vagas)

 

CRONOGRAMA

DIA 1

Início 13h até 17h - Parte teórica explicando o motivo de monitorar borboletas frugívoras, apresentar as espécies com fotos, mostrar como realizar a implantação das armadilhas, como preparar as iscas que são usadas nas armadilhas, mostrar os equipamentos necessários para uso no monitoramento e então sair a campo para instalar as armadilhas

DIA 2

Início 8:30h - Direto ao campo, faremos inspeção das armadilhas instaladas no dia anterior.

Caso tiver borboletas, instruir a forma de coleta correta, como tirar a foto, realizar identificação da espécie, como usar a planilha de campo e assim finalizamos a capacitação.

Veja mais notícias