Notícias

AEAAG caminha para comemorar seus 30 anos de existência


O próximo dia 23 de julho será uma data emblemática para a AEAAG (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Garça). Na oportunidade, a instituição irá comemorar seus 30 anos de existência, que se caracterizaram pela representatividade das categorias e por um trabalho focado no apoio aos profissionais e no apoio a pleitos significativos da sociedade em geral.

No início dos anos 90 do século passado, profissionais garcenses observaram que o número de engenheiros, agrônomos e arquitetos vinha se ampliando e que, diante disso, a união da categoria em uma mesma entidade seria de extrema relevância para garantir direitos e para ampliar o conhecimento em suas referidas áreas. 

Isso se daria a partir da realização de congressos, seminários, cursos, conferências e palestras, engrandecendo o conhecimento em um momento de mudanças consideráveis no mercado de trabalho, com a chegada de várias ferramentas ligadas ao mundo tecnológico e de novas demandas dos mais variados setores da sociedade.

A implantação da Associação se deu a partir de uma reunião no Centro Esportivo e Social de Garça, com a presença de um significativo número de profissionais locais. Na oportunidade foram designados Carlos Alberto Simão, Carlos Eduardo Souza, Eugênio Gaion, Fábio Fernandes Alves, Josmar Ferreira Souto e Wilson Tadeu Garcia para serem os relatores de um estatuto da nova entidade e para apresentarem uma chapa para primeira diretoria executiva.

No dia 30 de julho de 1992, foi realizada, na sede da Acig (Associação Comercial e Industrial de Garça), a primeira assembleia da entidade. Nessa oportunidade, o estatuto foi aprovado e ocorreu a eleição da primeira diretoria da instituição. 

O primeiro presidente eleito foi Eugênio Gaion, tendo Wanderley Tavares Dias, como vice-presidente. Os secretários eleitos foram Fábio Fernandes Alves e Carlos Alberto Simão, com os tesoureiros Carlos Eduardo Sousa e José Renato Miranda Serra, com Mauro Fernandes Medeiros sendo secretário de Engenharia, Rubens César José de Souza, secretário de Arquitetura, Gustavo Guerreiro, secretário da Agronomia, com Maria Inês Andrés de Oliveira e Elizabeth de Oliveira Silva sendo diretoras de Patrimônio e Social, respectivamente.

Teto — A Associação iniciou seus trabalhos se reunindo nas dependências da Acig e também no escritório do engenheiro Mauro Medeiros e, em 1998, passou a ocupar um imóvel na rua Plínio de Godoy, juntamente com a inspetoria do Crea. Porém, havia um consenso de que a AEAAG possuísse uma casa própria e, em 2010, a entidade conseguiu entregar sua sede própria, em uma área na Estação Velha, nas proximidades da Incubadora de Empresas.

Nesses quase 30 anos de funcionamento, a Associação tem se mostrado amplamente participativa, estando presente em comitês, em conselhos municipais, regionais, estaduais e outros órgãos consultivos e deliberativos. Com em torno de 170 associados, a entidade também tem presença constante junto ao Executivo e Legislativo para a elaboração de Leis que buscam um desenvolvimento mais sustentável para a comunidade local.

Recentemente, a Associação finalizou seu espaço de convivência, localizado na sua própria sede. Esse local conta com total infraestrutura para receber um bom número de pessoas e poderá ser utilizado para a realização de cursos, capacitações, dinâmicas, entre outras atividades, além de poder abrigar eventos sociais diversos.

Veja mais notícias