O recém-divulgado Mini-Censo 2024, realizado pelo Instituto Quaest em parceria com o Confea, revelou que 92% dos profissionais registrados no sistema Confea/Crea estão atualmente empregados, número significativamente superior à média nacional de 59%, segundo o IBGE.
A pesquisa ouviu 48 mil profissionais das áreas de engenharia, geociências e meteorologia em todo o país, entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025. Além do alto índice de empregabilidade, o estudo também mostra que 78% desses profissionais atuam na própria área de formação, utilizando seu registro profissional – o que aponta para um baixo desvio de função e uma boa aderência entre formação e prática.
Outro dado relevante é que 67% dos entrevistados se dizem satisfeitos com o mercado de trabalho, destacando as oportunidades existentes, o amor pela profissão e o reconhecimento como principais fatores positivos. Em relação à renda, 68% das famílias dos entrevistados possuem rendimento acima de cinco salários mínimos, e esse patamar tende a crescer conforme o tempo de atuação na área.
A pesquisa também aponta um crescimento expressivo da participação feminina nas profissões reguladas, principalmente entre os mais jovens, e mostra que os profissionais do sistema Confea/Crea demonstram forte senso de propósito: 95% acreditam que sua atuação contribui para uma sociedade melhor.
Para conferir todos os dados e gráficos, acesse o relatório completo no link abaixo: