Notícias

Garça vai encerrar o seu aterro de inertes e fazer a contratação de coleta de resíduos


A Câmara Municipal de Garça aprovou, ao longo do mês de março, uma autorização para que o Executivo modifique o manejo de inertes. O atual aterro teria chegado ao esgotamento e, portanto, uma solução foi buscada, sendo que a escolha foi por uma terceirização do processo. 

Com a aprovação legislativa, a administração vai poder abrir em breve uma licitação para a outorga de concessão do serviço de coleta, gestão e operação da área de transferência e triagem, processamento, transbordo, transporte e destinação final de resíduos de construção civil no município. 

Ao longo da discussão na Câmara sobre o projeto, os vereadores chegaram a expressar preocupação com as empresas que exploram os serviços de caçamba no município e até mesmo dos coletores individuais. O líder do governo na casa expressou que o Executivo garantiu que ecopontos serão instalados na cidade, visando a destinação de itens como restos de construção e que, posteriormente, esse material terá uma destinação correta realizada pela empresa vencedora da licitação.

A finalização do aterro de inertes de Garça foi iniciada em fevereiro passado. Quando for encerrado o processo, o aterro, que se localiza próximo do NAM (Núcleo de Apoio ao Migrante) não vai receber mais nenhum tipo de material para ser enterrado e passará por um processo de recuperação.

Sólidos — Por outro lado, continua a ser desenvolvido um projeto regional visando garantir a destinação correta de resíduos sólidos. Foi constituído o Cicop (Consórcio Intermunicipal do Centro-oeste Paulista), que busca solucionar tecnicamente a coleta e a disposição final dos resíduos sólidos. 

Fazem parte desse Consórcio os municípios de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita e Lupércio.

A expectativa é que a união dos municípios permita a destinação correta dos resíduos dessas cidades, sendo que algumas delas já sofrem com o esgotamento de suas áreas de descarte. O Consórcio ainda visa o planejamento, regulação e fiscalização de serviços públicos de destinação de resíduos e implementação de melhorias sanitárias.

Também faz parte dos objetivos do Consórcio a capacitação técnica de pessoal encarregado da fiscalização de prestação de serviços, realização de licitações compartilhadas, apoio e orientação técnica nas áreas de saneamento, assim como adquirir ou administrar bens para uso compartilhado dos municípios consorciados. O atual presidente do Consórcio é o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos (União Brasil).

Veja mais notícias