Notícias

Crea-SP abre discussão sobre o desenvolvimento das cidades inteligentes


Cidades inteligentes. Esse é um conceito que vem ganhando cada vez mais corpo entre quem trabalha com planejamento, estruturação urbana, entre gestores, políticos, especialistas em engenharia, arquitetura e outros diversos segmentos. Apesar de já ganhar espaço na mídia tradicional, esse conceito é, por vezes, pouco compreendido. 

Uma cidade inteligente pode ser qualificada como aquela que tem a capacidade de resolver problemas e pendências. São aquelas que, com muita tecnologia e ferramentas inovadoras, consegue tomar decisões acertadas e, desse modo, melhorar a qualidade de vida da comunidade como um todo.

Segundo um estudo da consultoria McKinsey, foi estimado que a adoção de medidas tecnológicas inteligentes podem garantir a melhora de indicadoras em diversas áreas, como, por exemplo, a criação de empregos formais, permissão da redução do consumo de água, trânsito menos caótico ou garantia de indicadores de segurança mais relevantes.

Conectado com esse novo conceito de se pensar um município, o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) realizou o Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes, desenvolvido nos dias 18 e 19 de março, no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Além disso, o evento também contou com a realização do Colégio Estadual de Inspetores e do 19º Seminário de Fiscalização do Crea-SP.

Três mil profissionais participaram de uma grande programação que reuniu especialistas para compartilhar experiências, casos de sucesso e avanços conquistados a partir do conceito de cidades inteligentes, que traz o cidadão para o centro das decisões e, por meio da tecnologia, busca solucionar os desafios da vida urbana. 

"Acredito muito no protagonismo da Engenharia", afirmou o presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese, durante a solenidade de abertura. "A Engenharia está presente em todas as frentes dos projetos inovadores de São José dos Campos. Isso demonstra a importância da área tecnológica para transformar as cidades em espaços mais acolhedores e inclusivos. O Crea-SP, órgão responsável por fiscalizar o exercício profissional, fechou o ano de 2021 com o maior número de fiscalizações da sua história. Com essa eficiência, que garante a presença de profissionais habilitados em funções técnicas, podemos, sim, acoplar uma nova frente de trabalho que é a discussão e o planejamento de cidades inteligentes", observou.

Município — O destaque do presidente do Conselho para São José dos Campos não foi aleatório. Esse município foi a sede do evento por ser referência em qualidade de vida, tende recebido, recentemente, o certificado da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como a primeira cidade inteligente do Brasil.

O engenheiro Joel Krüger, presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), ressaltou que a iniciativa do Crea-SP cumpre o artigo 1º da Lei nº 5.194/66, que estabelece que essas profissões são de interesse humano e social. "Precisamos discutir sobre o futuro das nossas cidades e o que acontecerá nas próximas décadas. Esse ciclo de debates feito em todo o Estado de São Paulo, coroado neste evento, só merece elogios. Parabéns pelo brilhante trabalho, que é um exemplo para o Brasil", indicou.

Os projetos que respaldaram a certificação da ABNT foram apresentados pelo prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, que incluem semáforos inteligentes, veículos da guarda municipal 100% elétricos, mapeamento da qualidade dos pavimentos em vias públicas e a construção de uma usina solar fotovoltaica que fornecerá 30% da energia dos prédios públicos. "Todas as soluções tiveram participação da Engenharia, seja na concepção, na operação, no acompanhamento ou na sua responsabilidade técnica", afirmou o prefeito.

Veja mais notícias